quarta-feira, 18 de novembro de 2009

POMAR FALA SOBRE A VISITA DOS PRESIDENTES DA PALESTINA E DO IRÃ AO BRASIL

Valter Pomar, secretário de relações internacionais do PT, fala ao jornal Página 12

A visita do presidente palestino Mahmoud Abbas dias depois do presidente Peres significa que o Brasil ja tem peso para participar na mediação do conflito do Oriente Medio?


A visita em si não significa isto. O "conjunto da obra" do Brasil é que o vem credenciando, junto a diferentes países, como possível participante de uma mediação.

O Chanceler Celso Amorim lamentou a renuncia de Abbas a sua releição. Acha que a influência de Hamas é um fator que ameaça a paz com Israel?

A influência do Hamas é um efeito colateral da atuação belicista do governo de Israel. O fator que decisivamente prejudica a paz é a ocupação ilegal de territórios, a continuidade e expansão dos assentamentos em territórios ocupados, é o Muro, é a retórica e prática do atual governo de Israel.

A visita do presidente Mahmoud Ahmadinejad foi definida por líderes israelenses como sintoma da "penetração" de Irã na America do Sul. Qual sua opinião sobre ese tema?. Irã pode ser um fator de desestabilização da região como foi dito por setores da direita brasileira?

A direita não consegue fazer política sem criar "monstros", aos quais ela atribui poderes e intenções malignas. Basta lembrar de Saddam Hussein, das armas de destruição em massa e do suposto apoio do Iraque ao terrorismo. Mentira, mas uma mentira que serviu de pretexto para uma guerra que continua até hoje. Hoje, eles utilizam esta técnica contra o Irã. Receber o presidente do Irã não é igual a concordar com a sua política; é apenas perceber que o diálogo é o melhor caminho. Aliás, os Estados Unidos já estão dialogando. Mas pelo visto, certa direita prefere que só os Estados Unidos dialoguem; outros países não podem. Por quê?

O que Brasil acha do programa nuclear do Irã? Brasi quer ser uma ponte entre Washington e Teherã?

Todo país tem direito a desenvolver e aplicar tecnologia nuclear para fins pacíficos.

Dario Pignotti, Agencia ANSA e Pagina 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário