quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PED-RJ: APURAÇÃO QUASE FINALIZADA

Luiz Sérgio e Lourival Casula disputam o segundo turno

Candidato de Lindberg Farias alcança o segundo turno, os que defendem a sua candidatura ao governo do Estado conquistam mais de 50% dos votos, mas ficam em aberto para o próxima eleição, que ocorrerá em dezembro, as eventuais migrações para cada posição e a opção da candidatura de Waldeck Carneiro

No dia de hoje, quarta-feira, será concluida a apuração de votos do PED realizado no Estado do Rio de Janeiro, mas é certo que haverá segundo turno na disputa para presidência estadual do PT, e que será entre as candidaturas do deputado federal Luiz Sérgio, que obteve até o momento 13.420 (39,01%) e pelo atual vice-presidente do partido, o advogado Lourival Casula, 8.691 (25,26%) dos votos, apoiado pelo prefeito de Nova Igauçu, Lindberg Farias.Os demais candidatos, Bismark Alcântara e os vereadores Waldeck Carneiro (Niterói) e André Taffarel (Mesquita), conquistaram, respectivamente, 8.015 (23,30%), 3.296 (9,58%) e 979 (2,85%).

Pela soma dos votos dos candidatos a presidência e das chapas para a direção estadual do partido, aqueles que defendiam a candidatura própria - Casula, Bismark e Taffarel - alcançaram mais de 50% dos votos, sobre a candidatura de Luiz Sérgio e as chapas que defendem o apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral.

Mas o segundo do turno que ocorrerá no dia 6 de dezembro é uma outra eleição, onde tem direito a voto quem votou ou não no primeiro turno. Diante da indefinição dos apoiadores da candidatura do vereador Waldeck Carneiro a respeito da tática eleitoral a ser adotada pelo partido e a previsível migração de votos de uma posição para outra, a disputa está em aberto.


Este resultado é parcial, sujeito a recontagens em alguns municípios que já estão ocorrendo e aos poucos recursos previstos. As evemtuais modificações no resultado final não serão significativas e ocorrerão na composição da executiva e do diretório estadual do PT.

Um comentário:

  1. De fato, o que está posto para o 2º turno é quase um "plebiscito".
    Luis Sérgio defende aliança com Sérgio Cabral(PMDB) em 2010, e Lourival Casula representa a pré candidatura de Lindberg Farias ao Governo do RJ.
    Resta saber como se dará a condução do PT-RJ, seja qual for o próximo presidente, haja vista, que as duas candidaturas pertencem ao mesmo ninho político no PT. É sabido a diferença de posição sobre a tática eleitoral das duas candidaturas, mas o pós Congresso do PT é uma incógnita, a condução do partido.
    Quem viver verá. Até o dia 6 de dezembro - 2º turno.

    Um forte abraço!!!

    André "Au Au" Barbosa
    Sec. Geral do PT de Macaé

    ResponderExcluir