quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NEM DEVAGAR, NEM PRESSA,

Do site do Jornal Página 13

20 janeiro 2010

Por Valter Pomar

"Os socialistas do século XXI não podem alegar ignorância acerca do quão complexa e demorada é a luta por superar o capitalismo e transitar para uma sociedade sem classes, sem Estado, sem exploração nem opressão. A luta pelo poder pode se resolver no prazo de anos, mas a construção de outra sociedade é um projeto de décadas e séculos.

O capitalismo surgiu na Europa Ocidental e de lá se expandiu para o mundo. Talvez influenciados por esta trajetória, os socialistas do século XIX imaginavam que as primeiras vitórias do socialismo ocorreriam na Europa, aonde o capitalismo estivesse mais desenvolvido, notadamente a Alemanha. Mas a primeira revolução socialista vitoriosa ocorreu na Rússia de 1917, na fronteira entre Europa e Ásia, entre Ocidente e Oriente.

Lênin já havia indicado que a Rússia constituía exatamente o “elo mais fraco da cadeia imperialista”. Admitindo ser mais fácil tomar o poder ali do que na Alemanha, Lênin reconhecia, entretanto, que na Rússia seria mais difícil construir o socialismo, devido ao atraso político, social e econômico. A solução viria, supostamente, da solidariedade da posterior e subseqüente revolução socialista nos países europeus mais avançados, estimulada exatamente pelo exemplo do proletariado russo. Entretanto, ainda que de lá tenha vindo solidariedade, desde 1917 até hoje não houve nenhuma revolução socialista vitoriosa nas potências capitalistas ocidentais..."

Clique aquí para ler a integra do artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário