quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PARA ONDE VAI LINDBERG FARIAS?

Lindberg e Cabral se acertam

Nos últimos dias o noticiário jornalístico carioca destaca o acerto do prefeito Lindberg Farias com o governador Sérgio Cabral, pelo divulgado, intermediado pelo presidente Lula e precipitado pela eleição do deputado federal Luiz Sérgio à presidência do PT do Estado do Rio.

Não obstante o fato de haver equilíbrio entre os delegados eleitos ao congresso estadual do PT, a respeito das posições de apoio a reeleição do governador ou de lançamento de uma candidatura petista, Lindberg resolveu não "pagar para ver" e declinou da condição de pré candidato ao governo para a postulação de uma vaga na coligação do PT-PMDB para disputa do senado federal.

Segundo declarou Lindberg a vários interlocutores e a mídia, ele não poderia recusar um pedido do presidente da República que já manifestara compromisso de apoio à Cabral. Mas o fato é que, segundo fontes, ainda na disputa do segundo turno pela presidência estadual do partido entre Luiz Sérgio e Lourival Casula - candidato apoiado pelo prefeito de Nova Iguaçu -, já estava em curso a costura do acordo Cabral-Lindberg, precipitada pela ampla maioria obtida pela chapa Construindo um Novo Brasil (CNB), que defende a mesma política do presidente da República, tanto no diretório quanto na eleição de delegados ao Congresso Nacional do partido, que será realizado de 18 a 21 de fevereiro em Brasília,

Uma das tarefas deste congresso nacional, que pela primeira vez precede os estaduais, é deliberar sobre a tática eleitoral do partido para 2010, cujo centro é o lançamento da candidatura da ministra Dilma Rousseff à Presidência da República e a aliança PT-PMDB, e orientar (ou determinar) que ela seja reproduzida nos estados onde houver viabilidade política. Dentre esses estados, segundo avaliação de Lula e da ampla maioria da direção e de delegados do congresso nacional do partido, encontra-se o Estado do Rio, onde o PT participa do governo estadual, liderado por Cabral.

Diante deste cenário, ao invés de esperar para ver as suas pretensões eleitorais serem derrotadas, mesmo antes da realização do congresso estadual do PT do Rio, Lindberg optou pela saída por cima, isto é: declarar que declinou da condição de pré candidato ao governo do Estado do Rio, acatando um pedido do presidente Lula. Ora, bolas, Lindberg estava cansado de saber da posição de Lula a respeito do assunto.

Na medida em que na política fatos e versões se confundem, e Lindberg trafega com desenvoltura neste universo, esta foi uma hábil saída política para pavimentar a sua candidatura ao senado e esvaziar a postulação idêntica da secretária estadual Benedita da Silva.

Pelo visto, com a empolgação do governador Sérgio Cabral "com o seu mais novo grande amigo", e a reciprocidade entusiasmada de Lindberg Farias, os usuários do Metrô fluminense, as vítimas da violência e da corrupção da policia estadual e da política de Segurança Pública do Estado e os servidores públicos estaduais, com destaque para as áreas de educação e saúde, doravante terão um aliado a menos na defesa dos seus legítimos interesses.

Um comentário:

  1. Flávio o Lindberg vai para o Senado da Republica. Voce iria contra o Presidente que tem 83% de aprovação popular. Espero que o PT do agarre essa chance de fazer um senador pelo Rio de Janeiro.
    Abraços
    Carneirinho

    ResponderExcluir