sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ANÁLISE DO PCO SOBRE MARINA SILVA

Candidata da burguesia:
Marina Silva, a “imaculada” do PSDB

Depois de defender o nome de Gabeira e o acordo com os tucanos para as eleições no Rio de Janeiro, a candidata da imprensa capitalista defendeu que o erro do PT foi não ter feito acordos com DEM e PSDB nas eleições11 de fevereiro de 2010

O caráter direitista da candidatura da ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva (PV), está cada vez mais evidente. Desde que a senadora anunciou seu ingresso no PV e sua pré-candidatura para as eleições de 2010, que a impressa capitalista vem dando um destaque fora do comum, pintando-a como sendo uma candidata que estaria mais a esquerda que o próprio governo Lula.

Toda essa campanha em torno de Marina Silva, que chegou a ser intitulada pela revista Veja como a “imaculada”, serve para ocultar da população o caráter direitista de sua candidatura. Os partidos da direita, DEM e PSDB, estão completamente falidos, o que os obriga a recorrer a uma espécie de “laranja” para conseguir pelo menos levar as eleições para o segundo turno. É justamente nessas condições que a candidatura da ex-ministra foi pensada. O papal de Marina Silva, e conseqüentemente do PV, é retirar os votos do PT para favorecer a candidatura de Serra (PSDB). Para isso foi montado um verdadeiro esquema onde a senadora aparece como sendo uma pessoa de “esquerda”, defensora dos trabalhadores, do meio ambiente etc., quando na verdade se trata do mesmo projeto político do DEM e PSDB, ou seja, de ataque contra a população trabalhadora. Tanto é assim que no Rio de Janeiro DEM, PSDB, PPS e PV fecharam uma aliança para concorrer ao governo do estado.

Como se vê o PV nada mais é do que uma legenda de aluguel dos partidos da direita e dos empresários, o que ficou bem evidente com a aliança no Rio e com o fato da chapa da senadora ter como vice o presidente da Natura, Guilherme Leal. A aliança entre DEM, PSDB e PV, bem como o caráter direitista da candidatura de Marina Silva, já não é nenhuma novidade. O que se coloca nesse momento é inclusive a aliança entre Serra e a ex-ministra, que segundo as especulações entraria como vice do tucano. A ligação Marina Silva e PSBD é tamanha que a senadora, durante uma entrevista à TV Estadão, afirmou que um dos grandes erros do PT foi não ter feito aliança com o PSDB. “Um erro que cometemos, e digo nós porque fiz parte do PT durante 30 anos, foi o de não estabelecer um ponto de contato com o PSDB no período em que ele foi governo. E a mesma coisa aconteceu no período em que o presidente Lula é governo (...). A grande utopia deste País é que se possa conseguir uma governabilidade baseada em princípios e não apenas no cálculo pragmático de maioria, que muitas vezes é fisiológica”, afirmou Marina Silva (Estadão, 10/2/2010).

A declaração da senadora deixa evidente que sua candidatura serve apenas e tão somente aos interesses da burguesia. A ex-ministra não tem nada de esquerdista, pelo contrário. Ela sempre foi, mesmo dentro do PT, a grande defensora da aliança com os partidos da direita, tanto é assim que não por acaso foi justamente no Acre, onde a senadora foi eleita, que o PT fechou sua primeira aliança, a nível estadual, com o PSDB.

Mesmo o caráter direitista da candidatura de Marina Silva não ser nenhuma novidade, a esquerda pequeno-burguesa, a exemplo do PSOL, tentou a todo custo fechar uma aliança com PV e conseqüentemente com o próprio DEM e PSDB. Ou seja, toda a “esquerda” tentou formar uma espécie de “trenzinho”: PSTU segundo PSOL, PSOL seguindo PV e PV seguindo DEM e PSDB, o que significa dizer que no final das contas todos seguem a política da direita.
http://www.pco.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário