segunda-feira, 15 de março de 2010

A DISPUTA AO SENADO NO PT DO RIO

Uma prévia, dois estilos de campanha

A 15 dias da previa que definira o nome que o PT do Rio indicará para uma das duas vagas ao senado em disputa nesta eleições, o processo interno do partido até o momento provocou poucas emoções entre os filiados, militantes e apoiadores seja do prefeito Lindberg Farias, seja da secretária de Assistência Social Benedita da Silva.

Os preparativos dos municípios para a prévia, acelerados por conta da exiguidade do tempo para preparar as listas de filiados em condições de voto, a convocação propriamente dita dos petistas, além do périplo de Lindbeg por vários municípos de diferentes regiões do estado em contato direto com as representações partidárias e a militância, até o momento é o que tem enunciado a existência da disputa marcada para o dia 28 de março.

É claro que são previstos a realização de quatro debates, a partir deles, quem sabe, o processo ganha contornos de disputa de fato, a ponto de chamar a atenção da mídia carioca, o que contribui para a mobilização da militância. Por hora parece que a tática dos aliados de Benedita da Silva é de uma campanha de baixa intensidade e de articulação, sem a presença da candidata, nos bastidores, e o investimento na polarização a partir dos referidos debates. O fato é que as duas candidaturas possuem quadros com profundo conhecimento do mapa do partido no estado.

A pior situação para o partido é que a prévia possua baixa presença de filiados - pela movimentação da campanha da Benedita, parece que esse é o objetivo -, mesmo que atinja o quórum necessário ao reconhecimento formal do seu resultado. O que se não ocorrer pode levar a dois caminhas: um acordo político para que se reconheça o resultado, e a candidatura mais votada ganhe a indicação, ou se remete a decisão para o encontro estadual, a instãncia final de deliberação da tática eleitoral do partido.

Mais não está descartada a hipótese de na prévia ocorrer fenômeno semelhante ao do PED, quando a presença de eleitores superou sobremaneira a expectativa inicial. Talvez seja esse o trunfo guardado a sete chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário