quinta-feira, 25 de março de 2010

EX-MINISTRO DA SAÚDE É ABSOLVIDO PELO TRF

RUMO ÀS ELEIÇÕES
Humberto, de alma lavada, vai à disputa do PT
Publicado em 25.03.2010

Por unanimidade, TRF absolve o ex-ministro da denúncia de participação na Máfia dos Vampiros. “Estou aliviado. Agora é pensar em 2010”, afirma

Gilvan Oliveira

goliveira@jc.com.br

Confirmada ontem sua absolvição no caso da Operação Vampiro, o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, colocou como sua prioridade se preparar para o debate interno do PT sobre quem deve ser o candidato a senador do partido este ano. “Tenho um horizonte mais amplo agora do que tinha há algum tempo. Agora é pensar em 2010”, disse ele, em entrevista coletiva, depois do julgamento pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, no Recife, que arquivou a ação penal onde foi acusado de participação na Máfia dos Vampiros, quando era ministro da Saúde. Humberto disputa com o ex-prefeito João Paulo a indicação do PT para a chapa do governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição.

Os 14 desembargadores do TRF foram unânimes em absolver o petista por falta de provas. Eles acompanharam parecer do Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia contra o ex-ministro e que, no decorrer da ação, se convenceu da falta de indícios de participação dele nos crimes de corrupção passiva e formação de quadrilha. O julgamento pôs fim ao maior revés sofrido por Humberto em sua trajetória política. A denúncia lhe tirou do segundo turno da disputa pelo governo de Pernambuco nas eleições estaduais de 2006.

Nos debates entre os desembargadores, na sessão do TRF, ficou evidente a fragilidade das evidências levantadas contra Humberto pelo procurador do MPF Gustavo Pessanha, do Distrito Federal, autor da denúncia. “Não há provas. O que há são apenas sugestões dúbias de que o senhor Humberto Costa participaria do esquema”, disse o relator do caso, José Maximiliano Cavalcanti.

Humberto se disse “plenamente aliviado” e “com a alma lavada” com a decisão. Voltou a declarar que a denúncia foi uma “grande armação política” e a criticar adversários que exploraram a denúncia na campanha de 2006, referindo-se, de forma velada, ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e ao ex-governador Mendonça Filho (DEM).

“Fizeram isso com Sérgio Murilo (adversário de Jarbas na disputa pela Prefeitura do Recife, em 1985), com Joaquim Francisco, com Arraes, com Eduardo Campos, com João Paulo. Agora vai ser um pouco difícil fazerem essas acusações de novo”, afirmou.


Comentário do Blog

Este é o melhor exemplo da injustiça perpretada pela fúria denuncista que se voltou contra petistas, com clara motivação eleitoral, ao longo da primeria gestão de Lula, na esteira dos episódios de 2005.

O então ministro da saúde Humberto Costa dá a volta por cima, após ter a sua candidatura ao governo de Pernambuco, em 2006, detonada em função da denúncia do seu envolvimento com a chamada "Máfia dos Vampiros".

Agora, parte fortalecido para a disputa pela indicação ao senado nas prévias internas do PT local, com o ex-prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva. Este, além de cumprir dois mandatos a frente da capital de Pernambuco, indicou e elegeu o seu sucessor, João da Costa, em primeiro turno com mais de 60% dos votos.

Sem dúvida, o desfecho do julgamento de Costa dá um novo rumo àquela disputa interna do PT, que irá apoiar a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB).

Mas, não obstante esta volta por cima do ex-ministro, ele carrega um histórico de derrotas em várias campanhas majoritárias em seu estado, enquanto João Paulo coleciona vitórias consecutivas.

O Editor deste Blog, portanto, manifesta o seu júbilo e solidariedade com o desfecho da contenda judicial que o ex-ministro Humberto Costa se viu envolvido, mas reitera o seu apoio a indicação do ex-prefeito de Recife, João Paulo Lima e Silva.

O melhor de toda esta estória é que certamente, ao contrário do Rio que deverá indicar Lindberg Farias ao senado, quem perder a prévia do PT pernambucano irá se somar a nominata do partido à câmara federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário