quinta-feira, 11 de março de 2010

MAIS UM DIA DE GREVE GERAL NA GRÉCIA

Grécia vive novo dia de greve geral
11 março 2010 Sem Comentários

Do esquerda.net

Transportes, aeroportos, serviços públicos estão parados. Até os jornalistas aderiram ao protesto contra as medidas do governo para cortar o défice.

A segunda greve geral, em 15 dias, contra o plano do governo da Grécia anunciado em Fevereiro para combater o déficit público deixou o país sem transporte e sem serviços nesta quinta-feira, afectando as principais cidades, relata a agência EFE.

Todo o transporte público está parado. Apenas o comboio de superfície funcionou, mas por poucas horas. Os aeroportos, incluindo o internacional de Atenas, estão fechados desde a meia-noite, e centenas de vôos foram cancelados, devido à participação dos controladores aéreos.

Hospitais e serviços de administração de luz, telefonia e água funcionam com pessoal de emergência, muitos bancos trabalham com um pequeno efectivo e as escolas estão fechadas, assim como os escritórios de serviços estatais. Tvs e rádios transmitem apenas músicas e programas de entretenimento, já que os jornalistas também aderiram à greve. A agência de notícias nacional ANNA suspendeu os trabalhos por 24 horas e os jornais não serão publicados na sexta-feira.

Só o comércio de Atenas estava aberto esta manhã, mas os donos das lojas no centro da capital já se preparavam para fechar as portas, como precaução contra possíveis distúrbios nas manifestações.

A greve protesta contra as medidas do governo do Pasok que incluem cortes salariais no funcionalismo público, o congelamento das pensões de reforma e um aumento de 2%, para 21%, do IVA, com o objectivo de reduzir ainda neste ano o déficit em 4%, para deixá-lo em 8,7% do Produto Interno Bruto.

Fonte: Site do Jornal Página 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário