quarta-feira, 31 de março de 2010

PT DO MARANHÃO RECHAÇA APOIO À ROSEANA

Encontro do PT do Maranhão: uma vitória do PT
31 março 2010 Sem Comentários

Por Bruno Rogens

O encontro teve abertura na sexta feira à noite. O credenciamento também começou na sexta à noite sem maiores problemas. Para a abertura do encontro vieram José Eduardo Dutra e Paulo Frateschi, Presidente Nacional e Secretário de Organização Nacional respectivamente. Dutra chegou em São Luís por volta das 15:00 e foi direto ao Palácio dos Leões para conversa reservada com Roseana Sarney, a impressão que se teve é que estava trabalhando pela costura das articulações finais que garantiriam a vitória da tese pró-PMDB. Em seguida participou de uma reunião com os delegados da CNB e depois, já pelas 18:00 com os delegados da tese pró-PCdoB.

Mais cedo em plenária dos delegados da CNB sem Eduardo Dutra presente houve rebelião de delegados vinculados à FETAEMA (federação dos trabalhadores da Agricultura do marahão) que afirmaram que era impossível realizar aliança com a família Sarney. A plenária deliberou que marcaria uma conversa com Flávio Dino no sábado pela manhã. Essa informação animou muito os delegados do nosso campo.

O encontro começou com uma mesa formada pelo presidente estadual Raimundo Montero, pelo presidente nacional Eduardo Dutra, pelo secretário Frateschi, pelos Deputados Estaduais Valdinar Barros e Helena Heluy, Whashington Oliveira, Flávio Dino e Manoel da Conceição. O presidente Eduardo Dutra enfatizou em sua fala os méritos da política do governo Lula e a continuidade dessa política com a eleição de Dilma. Helena contrariando expectativas fez uma fala enfocando a necessidade de mudanças. Isso enquanto seu filho, José Antônio Heluy, Secretário do governo ilegitimo de Roseana, no plenário, era um dos fiés articulistas da tese pŕo-família Sarney. A fala mais convincente foi a de Manoel da Conceição que afirmou que depois do confronto armado com pistoleiros e jagunços no interior do Maranhão, confronto esse que resultou na amputação de sua perna (“minha perna é minha classe” famosa frase de Mané), jurou que lutaria até o fim de sua vida pela emancipação do trabalhador rural e contra o latifúndio representado pela família Sarney. Mané arrancou aplausos emocionados e gargalhadas ironizando a defesa de posição táticas absurdas.

Após o encerramento as discussões informais que se seguiram pela noite se davam em torno das estratégias de plenário que se dariam no dia seguinte. Quais pontos emendar no regimento, indicação de nomes para composição da mesa de trabalho e nomes para a mesa de credenciamento. Havia uma desconfiança muito grande quanto a hipótese de voto fechado pois se acreditava que as chances de traição e compra de delegados seriam muito grandes. O bloco Silvio Bembem, Bira, Franklim Douglas, Márcio Jardim e eu firmamos convicção de que o voto aberto seria menos arriscado para nossa estratégia. Sabiamos que haveria defecções dos dois lados. Do lado de lá pela posição ideológica de alguns delegados da CNB que não aceitavam coligação com Sarney. Do lado daqui de delegados fragilizados pelas suas condições materiais e facilmente vulneráveis ao abuso do poder econômico. Decidimos que era hora dos delegados se exporem e assumirem as responsabilidades pelo seu voto. Resultado: o voto aberto passou em plenário. Márcio Jardim foi para a mesa de coordenação dos trabalhos junto com Montero e Mundico Teixeira (delegado de caxias defensor da tese pro-sarney). Bembem ficou na coordenação da bancada de delegados no Plenário. Eu fui para o credenciamento junto com Paulo (da Unidade Petista). Jomar, Terezinha, Domingos Dutra, Franklim Douglas e outros companheiros foram escalados para fazer defesa da tese.

Nossa estratégia se mostrou acertada quando previamos que as defecções do lado de lá seriam ideológicas. 4 delegados da CNB votaram conosco e 2 da chapa de José Antônio Heluy também. Não houve nenhuma defecção nossa para o lado de lá. Houve também duas abstenções e dois delegados que sumiram.

A votação foi nominal com a entrega de crachás para representantes das duas teses. A nossa entregue à Manoel da Conceição. A pró-Sarney entregue à Evandro Sousa (segundo consta, assesor de chiquinho escórcio – cão de guarda de Sarney). Durante a votação delegados da CNB, notadamente Tom de Caxias e outros, fizeram um corredor polonês impedindo que os delegados da CNB posicionados à direita no plenário se dirigissem em direção até Manoel da Conceição para entregar o crachá à ele. Essa manobra foi denunciada por Márcio Jardim na mesa quando se iniciou uma disputa por espaço no plenário para desfazer o corredor polônes. Os ânimos se acalmaram mas voltou à se acirrar quando de forma imbecil tentaram tomar crachás das mãos de Manoel da Conceição. Se acirrou novamente quando um delegado da CNB foi se abster entregando o crachá à Montero, no centro da mesa, quando os cães de guarda da CNB tentaram forçar o entendimento que o mesmo havia sido entregue à Evandro. Prevaleceu a vontade do delegado, abstenção de voto. Ao final se confirmou nossa vitória por dois votos de diferença. 87 à 85. Após comemoração emocionada e efusiva do nosso campo. Paulo Frateschi afirmou “As regras foram seguidas, tem uma proposta vencedora e é com essa que o partido dos trabalhadores vai trabalhar”.

Ao final do encontro flávio dino fez um discurso afirmando dentre outras coisas que aquela era uma vitória que representa a vitória do primeiro turno das eleições estaduais. Dedicou a vitória a Mané da Conceição que foi aclamado aos gritos de “Mané, Guerreiro, do povo brasileiro!”

Segunda-feira Flávio Dino concedeu entrevista coletiva e convidou a direção estadual do PT. Só compareceram integantes do campo vencedor do encontro. Hoje (terça) surgiram noticiais na imprensa nacional, estadual (sarneysista) e reafirmada por petistas da CNB que tentam reverter o resultado do encontro, seja através do golpe juridico (recursos ao DN), da intervenção do DN ou de outros expedientes anti-democráticos. Amanhã está prevista um ato no PT pela validade do encontro. A batalha está só começando.

Virna e José Antônio, segundo informações de membros da CNB estão isolados e agindo por conta própria. O núcleo duro da CNB, ligada à esquerda de Whashington, reconhece que para eles é melhor juntar os cacos e fazer o menos pior para eles em outubro. À direita de Whashington existem sarneisistas oportunistas que irão fazer coro às lamúrias golpista de Virna e Zé Antônio, encontrando respaldo inclusive em dirigente nacionais como Zé Dirceu. O Diretório Nacional não pode alterar o resultado dessa encontro por que não há nenhuma justificativa para tal.

Esse encontro lavou a alma de muitos militantes petistas ideológicos que não aguentavam mais ver a escalada de erros políticos do PT maranhense. O resultado foi recebido também com muito entusiasmo pelas forças progressistas do Maranhão que esperam uma mudança de rumos na condução da vida política e social do estado do Maranhão.

A guerra aqui vai ser grande.
Saudações militantes!!!
Bruno Rogens – PT Maranhão

Fonte: Site do Jornal Página 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário