quarta-feira, 10 de março de 2010

PT DO RIO REVELA MATURIDADE POLÍTICA

Na prévia ao senado quem deve ganhar é o PT

A disputa pela indicação da candidatura ao senado no PT-RJ, nas prévias que serão realizadas no dia 28 de março, na qual disputam a secretária estadual de Ação Social, Benedita da Silva, e o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, sinaliza uma travessia tranquila do partido rumo ao seu encontro estadual. Marcado incialmente para o dia 21 desse mês, será adiado para abril - não há sentido político realizar o encontro antes das prévias -. Neste encontro o partido avançara nas definições sobre a tática eleitoral que adotará para a disputa eleitoral de 2010, em aliança com o PMDB, materializada no apoio a candidatura à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB)

A data narcada para as prévias aprovada por consenso, antes do prazo previsto na norma eleitoral para desincompatibilização dos cargos executivos para quem é candidato em 2010, como é o caso de Lindberg Farias e da própria Benedita , que se encerra em 2 de abril, revelou a vontade política da direção do PT em trafegar por vias tranquilas e evitar ao máximo ao turbulências previsíveis em consultas diretas aos filiados. Um sinal de maturidade política da instância presidida pelo deputado federal Luiz Sérgio Nóbrega.

O momento político e o que está em jogo para o futuro do partido e do país em 2010, onde o PT disputará uma eleição presidencial pela vez primeira sem a sua principal liderança, o presidente Lula, e constrói alianças políticas e sociais, jogando todas as suas fichas na eleição à Presidência da República da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, exige perseverânça na construção da harmonia e unidade partidária.

Se por um lado tal movimento deve ser elevado ao paroxismo das ações partidárias, por outro não pode sufocar reivindicações legítimas de lideranças que o próprio partido construiu e forneceu asas para voarem em direção aos seus sonhos, como o de representá-lo em disputas majoritárias, mas de uma forma que não comprometa a estratégia assinalada no parágrafo anterior.

Daí deve se considerar legítimas as postulações tanto de Benedita quanto de Lindberg. A primeira com um longa trajetória de serviços prestados ao partido, e, o segundo, que emerge e divide com a primeira o estatuto de principal liderança popular petista no Estado do Rio, capaz de transformar uma simples eleição municipal, como a que venceu pela primeira vez contra todos os prognósticos em Nova Iguaçu, num fato político de repercussão nacional.

Com efeito, o partido está bem servido, o melhor dos mundo é que Lindberg Farias disputasse o governo do estado pelo PT, e Benedita da Silva o representasse na disputa pelo senado, mas isso são favas contadas, não se deve olhar muito tempo pelo retrovisor, senão pode-se causar um acidente mais a frente.

Para o PT, é fundamental tranformar a derrota individual de um postulante ao senado na prévia, numa vitória política do partido. Para tanto, a direção partidária e os correligionais de cada candidatura têm um papel fundamental a exercer.

Para o Editor deste Blog, um petista de carteirinha, diante das candidaturas em disputa é inegável que a de Lindberg Farias vive um melhor momento político, pois está em clara ascensão e já revelou uma rara disposição de se jogar de corpo e alma numa campanha eleitoral e reverter prognósticos. Se vai repetir o feito, o eleitorado fluminense responderá a tal indagação em outubro. Segundo o ditado popular, "eleição e mineração só se sabe o resultado após a apuração."

Sem dúvida, este é o melhor princípio orientador das escolhas dos petistas fluminenses, a despeito das legítimas associações pessoais, ideológicas e doutrinárias que cada petista mantém com cada candidatura, uma vez que não é de menor importância a eleição de um represente do PT do Rio ao senado federal, tendo em vista a necessária sustentação política-parlamentar de um cada vez mais possível governo liderado por Dilma Rousseff.

É óbvio que caracteristas pessoais são levadas em conta em qualquer disputa eleitoral, Benedita carrega suas fortalezas e fraquezas, e Lindberg, idem. Mas para mim o que conta sobremaneira nesta difícil disputa ao senado, onde até o momento nenhum postulante petista lidera as pesquisas até então realizadas, além do momento político que cada um atravessa, é o perfil agitador e o apetite eleitoral das candidaturas. Neste item Lindberg Farias é imbatível, não só em relação a Benedita mas a qualquer figura pública que o partido já produziu no estado. Está no mesmo nível dos melhores do PT nestes quesitos

Até porque, como mais ou menos acho que dizia - não me lembro da passagem na íntegra, nem com segurança se o autor da frase é este mesmo, - o falecido jornalista e técnico de futebol, João Saldanha, ao ser indagado sobre a escolha de jogadores com perfil controvertido: "Eu não escolho jogador para casar com a minha filha, mas para ajudar o meu time a conquistar vitórias"

Nenhum comentário:

Postar um comentário