terça-feira, 13 de julho de 2010

RS: PETISTA LIDERA, SEGUNDO O IBOPE

Vermelho: Tarso lidera no RS, diz Ibope

12 de Julho de 2010 – 11h49
Tarso Genro (PT) lidera disputa ao governo do Rio Grande do Sul

do Vermelho

Pesquisa do Ibope divulgada no sábado (10) mostra o ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) à frente na corrida pelo governo do Rio Grande Sul. Tarso tem 39% das intenções de voto, ante 29% do ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) e 15% da governadora Yeda Crusius (PSDB).
Na simulação de segundo turno, Tarso supera Fogaça, com 48% das intenções de voto contra 39%. Em outro cenário, o petista tem 59% e Yeda aparece com 24%. Na última simulação, Fogaça chega a 58% e a governadora registra 22%. Foram entrevistados 812 eleitores entre terça e quinta-feira. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A taxa de rejeição de Yeda disparou. Quase metade do eleitorado gaúcho (47%) declara que não votaria na governadora tucana de jeito nenhum. Já a taxa de rejeição atribuída a Tarso é de 15%, enquanto o índice é de Fogaça 5%. Feita por encomenda do Grupo RBS, a sondagem foi levada às páginas do diário gaúcho Zero Hora, disponível na web.

A despeito da boa pontuação de Tarso, a presidenciável petista Dilma Rousseff continua em desvantagem em relação ao tucano José Serra. Segundo o Ibope, Serra aparece com 46% e Dilma com 37%. Já Marina Silva (PV) tem 6%. Curiosamente, Dilma obtém mais votos entre os homens (41%) do que entre as mulheres (34%). Serra está mais bem posto entre as mulheres (49%) do que entre os homens (43%).

O Ibope mediu também a popularidade de Lula: 70% dos gaúchos aprovam o governo dele. A gestão Lula foi avaliada por 52% dos entrevistados como bom e por 18% como ótimo. A administração do petista é regular para 24% e ruim ou péssima para 5%.

Santa Catarina

Na vizinha Santa Catarina, pesquisa feita entre os dias 7 e 9 de julho pela Mapa, também sob encomenda pelo Grupo RBS, mostra Angela Amin (PP) liderando a preferência do eleitorado, com 33,5%. Em comparação com o levantamento anterior, publicado em abril, Raimundo Colombo (DEM, 20,6%) ultrapassou Ideli Salvatti (PT, 15,9%) e agora assume a segunda colocação. Na última pesquisa, Colombo e Ideli também apareciam empatados tecnicamente — mas com a petista à frente em todos os cenários.

A deputada do PP prevalece sobre os rivais também nos cenários de segundo turno. Contra Colombo, Angela vence por 43,4% a 28,1%. Contra Ideli, 38,5% a 26,3%. A despeito de ter sido cortejada por José Serra e por Dilma Rousseff, Angela vai às urnas sem abrir o palanque a nenhum dos presidenciáveis.

A pesquisa mostra ainda que há espaço para os candidatos crescerem, devido ao alto índice de indecisão. Em relação ao primeiro turno, 19,2% dos entrevistados afirmaram que não sabiam em quem votar ou não responderam. Outro dado é o índice de rejeição. Ideli apresenta o maior percentual (9,4%), seguida por Angela (8,8%) e por Colombo (5,6%).

Da Redação, com agências

Fonte: Blog Viomundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário