quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MUDANÇAS A VISTA NO SENADO

O encolhimento da oposição no Senado

Por foo

Nassif,

O tema que mais interessa, nesse momento, é a revolução que está acontecendo nas pesquisas para o Senado.

Precisamos dar mais atenção para esse fato, pois a Dilma só poderá governar bem -- e resistir às inevitáveis tentativas de golpe -- com uma base de apoio forte.

Do Estadão
'
Maré situacionista' pode reduzir oposição no Senado a poucos Estados
Pesquisas mostram retração nas candidaturas de Cesar Maia, Arthur Virgílio, Marco Maciel e Heráclito Fortes

Três vezes prefeito da capital fluminense e até então favorito para uma das vagas do Rio no Senado, Cesar Maia (DEM) foi ultrapassado pelo ex-prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT). Um dos líderes da tropa de choque oposicionista no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM) amarga agora o terceiro lugar na briga por um dos postos amazonenses na Casa. Ex-vice do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Marco Maciel (DEM-PE) namora a terceira colocação. Um dos mais duros opositores do governo federal, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) está em quarto lugar. Embora de Estados distantes entre si, os quatro enfrentam o mesmo adversário: a maré situacionista liderada pela coligação da candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

"Há uma convergência de fatores contra a oposição: a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a estabilidade macroeconômica, a ampla coalizão política de apoio a Dilma e palanques fortes nos Estados", explicou o presidente do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), cientista político Geraldo Tadeu Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário