quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A TRAGEDIA DA “GUERRA DO RIO”

O trafico de drogas é uma atividade de âmbito internacional.

Na China o controle social pelo Partido e o rigor das penas contra o narcotráfico não impede a sua eficiência.

Nos Estados Unidos do Tio Sam também não conseguiram acabar com este lucrativo comercio, apesar de todo o aparato policial de repressão e as penas aplicadas contra os narcotraficantes.

No Rio de Janeiro onde o comercio se desenvolve com métodos bárbaros, o Governo do Estado adotou a estratégia de RETOMADA DOS TERRITÓRIOS hoje sob o comando dos lideres de pequenos exércitos de “soldados de pés descalços”. Alguns até usam havaianas.

Se a estratégia de RETOMADA DOS TERRITÓRIOS “obtiver êxito” para onde vão estes comerciantes do varejo e os novos soldados, que hoje enfrentam a policia na nossa cidade, e serão s recrutados nas circunscrições locais?

Algumas possibilidades de novos territórios estão colocadas.

Macaé por exemplo conseguiu um impressionante crescimento econômico com os “petrodólares” e uma tremenda exclusão social; hoje é uma das mais violentas cidades do Estado do Rio. Lá existe um grande exercito de reserva para ocupação dos novos territórios. Não faltam favelas disponíveis.

Campos dos Goytacazes onde as diversas facções do crime político organizado tomam conta do governo, alternadamente, deve ampliar seu crescimento econômico- e a exclusão social - com o aumento dos "petrodólares". Há grandes áreas disponíveis para implantação de territórios a serem urbanizados.

Muito inchada Campos, deverá exportar parte da sua exclusão social para São João da Barra (a nova Eike-landia ou Batistópolis?) onde se constrói o novo Eldorado do Estado do Rio.

A região conurbada de Itaboraí deverá passar por um grande surto de crescimento econômico, onde pouco se faz para evitar todos os males que a urbanização predatória provoca, em todas as partes do Mundo desde a Revolução Industrial. Há muitas áreas disponíveis para criação de novos “pólos de distribuição de drogas” com mão de obra qualificada como "bucha de fuzil" muito abundante.

Não está na hora de se pensar com mais seriedade o que vai acontecer com a retomada dos territórios do narcotráfico nas favelas do Rio?

Ou vamos esperar que o narcotráfico consiga “êxito” na sua política de criar “um, dois, mil complexos do alemão” nas áreas de exploração dos "petrodólares"?

Políticas públicas bem simples podem evitar este processo trágico.

Vamos ver mais tarde.

Canagé Vilhena
Arquiteto e Urbanista.

Um comentário:

  1. até agora nada foi feito ,a junçao de inteligencia e açaõ desencadeou algo incomum nas forças de policia do governo e estado ,creio que mudanças profundas nesta que é uma vergonha nacional, leis criminais e leis de insentivo aos municípios vítimas de influencia criminal o caso do Rio que tedem a maioria dos assassinatos e tráfico de drogas do país, seria um descaso das autoridades ou investimento ineficaz ? oque importa agora é que foi dado um passo e não pode ficar so neste passo, as instalaçoes de upps devem ser estrategicamente implantadas, onde sufoque realmente o trafico não so por meia duzia de placas e um cubículo de 2 metros quadrados indicando uma ocupaçao que nao faz efeito algum, as já pacificadas pode servir de modelo para que possam fazer com que não so o complexo do alemão seje pacificado mas todas as comunidades do Rio de Janeiro centro oeste leste norte sul ,...

    ResponderExcluir