quarta-feira, 6 de abril de 2011

CÉSAR MAIA ADMITE FAVORITISMO DE OLLANTA HUMALA, NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DO PERÚ

INCERTEZAS SÓ CRESCEM QUANTO AO SEGUNDO TURNO NO PERU!

1. Os setores de alta renda, especialmente aqueles ligados ao sistema financeiro e à indústria extrativa mineral, continuam apostando tudo na passagem de PPK para o segundo turno. O entusiasmo com o ex-presidente Toledo decaiu, a tentativa de atrair um voto útil/estratégico de PPK para Toledo através de redes não parece ter resultado. Tudo leva a crer que a disputa pela segunda vaga esteja entre Keiko Fujimori e PP Kuzcinski.

2. Ontem, 5 de abril, 19 anos do autogolpe de Fujimori, a Praça San Martin, bem em frente ao aristocrático Clube Nacional, estava cheia de militantes de esquerda e humala-chavistas, com barracas, músicas e palavras de ordem contra Fujimori e Montesinos, com fotos e cartazes e praguinhas sendo distribuídos. À noite, num palco cujo cenário eram as fotos e nomes de sangue de Fujimori e Montesinos, houve um showmício anti-Fujimori, num claro sinal que a equipe de Humala trabalha contra a hipótese de Keiko no segundo turno. Se isso ocorrer, o segundo turno tende a abrir um quadro de confrontos.

3. Um segundo turno Humala x PPK facilitaria a disjuntiva Pobres x Ricos, do tradicional populismo latino-americano. Keiko fez correr pela cidade, ontem, terça, vários caminhões/outdoors/trio-elétricos, chamando para seu grande comício de encerramento na quinta-feira.

4. Hoje, em conversa com o líder da AP na câmara de deputados, o representante da FLC-DEM pode ouvir com todas as letras, o desencanto com Toledo e o erro fatal de Toledo ter entrado no debate de valores (aborto, casamento-gay, drogas), o que o teria levado a uma queda de 50% terminando com seu favoritismo nas pesquisas.

5. Além do Congresso (unicameral), o representante da FLC-DEM esteve no Clube Nacional onde ouviu o apavoramento com uma possível vitória de Humala. Lembram que o pavor dos setores médios, de 2006, quando Alan Garcia venceu a Humala no segundo turno não existe mais, depois do ascenso de Lula, Cristina, Bachelet, Mujica... Mesmo assim, a bolsa de Lima, no último mês, caiu 10% e e os imóveis apontam para uma queda de preços se no início de junho Humala vencer.

Fonte: Ex-Blog do César Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário