quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MULHERES DO PT PEDEM COMISSÃO DE ÉTICA PARA DEPUTADOS FEDERAIS DO PARTIDO

Nesta semana, um momento triste na história do PT irá ter seu desfecho.

A Secretaria Nacional de Mulheres do PT, impetrou na instância que delibera sobre condutas anti éticas no interior de nosso Partido, o pedido de comissão de ética aos parlamentares Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por não terem praticas condizentes com as deliberações do conjunto de delegados e delegadas eleitas ao III Congresso, que aprovou a descriminalização do aborto, reafirmando sua posição.

É importante deixar claro, que nenhuma mulher tem prazer em abortar, pois este é um processo traumático; mas, o que está em jogo é a saúde de milhões de mulheres que precisam que o Sistema de Saúde que saibam administrar tais situações, que não as criminalizem ou mesmo ajam de forma pré-conceituosa.

Esta é uma política pública que o movimento de mulheres e feministas, em muitos momentos da história deste país protagonizada pela MULHERS DO PT, vem tentando sensibilizar a sociedade, de que está matéria não é um método contraceptivo, mas uma alternativa em caso de saúde da mãe e do feto, ou mesmo num caso de extrema pobreza. Entretanto, as religiões pautadas por um conservadorismo arcaico não permitem que a sociedade entenda qual é a real importância de se lutar a favor da descriminalização do aborto legal.

Vários países já avançaram neste debate e aprovaram a legalização do aborto.

O Ministro da Saúde já explicitou por várias vezes ser a favor da Legalização do aborto por entender que esta matéria é um caso de saúde pública. O próprio Presidente da Republica, Luis Inácio LULA da Silva já deu declarações que respeita nossa luta contra a descriminalização do aborto: “É importante que agente saiba dimensionar quando uma jovem desesperada, numa gravidez indesejada, corre à procura de um aborto...” lembrando que o presidente se reivindica cristão.

O fato é que nós mulheres do PT, mulheres do movimento feminista não queremos que os parlamentares em questão deixem de defender suas concretudes em seus espaços de foro intimo; apenas queremos que eles respeitem nossas posições e principalmente a posição do Partido dos Trabalhadores.

Portanto, exigimos imediatamente que eles deixem de defender projetos que põem em risco a vida das mulheres, ou será que a elas valem menos? Ou mesmo que ponha em risco a autonomia sobre sua vida e seu corpo. Que deixem de ferir o Estado, quando vão de encontro à laicidade. Além de integram a FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA VIDA em clara desobediência às resoluções partidárias.

Saudações PeTistas e feministas,

Fabiana Santos
Membro efetiva do Coletivo Nacional de Mulheres do PT

Cristina Dorigo
Secretaria Estadual de Mulheres do PT/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário