quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PT SAÚDA ANIVERSÁRIO DA CHINA POPULAR

Saudação ao 60º. aniversário de fundação da República Popular da China*

O Partido dos Trabalhadores congratula-se com os 60 anos de fundação da República Popular da China, em dezembro de 1949, após mais de 20 anos de guerras civis e da guerra de resistência contra a agressão japonesa.

Apesar de confrontada com uma China destruída e com o bloqueio das potências imperialistas e as ameaças de guerra nuclear, a República Popular foi capaz de reconstruir o país e garantir, num primeiro momento, os direitos humanos básicos de alimentação, moradia, educação e saúde para a maioria do povo chinês.

Na busca de um caminho próprio de desenvolvimento, a República Popular da China sofreu diferentes percalços, aprendeu com as próprias experiências e iniciou suas reformas no final dos anos 1970. Nesta nova Longa Marcha, ela se transformou na principal fábrica do mundo. Seu crescimento introduziu uma nova configuração produtiva, jogando papel importante em colocar no mercado global cerca de 40% da população do planeta.

Uma transformação desse porte lhe acarretou novos problemas, ambientais, de disparidades regionais e entre pobres e ricos, bem como os relacionados com riscos financeiros e corrupção. É salutar que a República Popular da China não só reconheça a existência destes problemas, como esteja trabalhando para resolvê-los.

Acompanhamos os esforços para adotar a “construção verde” como centro dos projetos econômicos, fechar empresas e minas poluidoras, obrigar os estudos de impacto ambiental, desenvolver métodos de monitoramento, conservação e recuperação ambiental, impor compensações pelo uso de recursos e por danos causados ao meio ambiente, e reduzir o consumo de energia em 20%, até 2010.

Anotamos as medidas para extinguir os impostos agrícolas, acelerar a universalização do sistema de segurança social e de serviços públicos nas zonas rurais, e ampliar os transportes, o abastecimento de água, a educação e o atendimento médico, de modo a reduzir os desequilíbrios regionais e entre as zonas urbanas e rurais.

Seguimos com atenção a política de redistribuição de renda, através dos aumentos salariais, universalização das aposentadorias, pensões e seguros-desemprego, elevação do padrão de vida das 20 milhões de pessoas que ainda vivem abaixo da linha da pobreza, garantia dos direitos dos trabalhadores migrantes, e elevação das taxas pagas pelas classes de renda mais alta, para estender e baratear os serviços públicos.

Também acompanhamos os esforços da China para reduzir os riscos globais, reiterando sua política de coexistência pacífica, aprofundando as reformas de seu sistema financeiro, diminuindo o desequilíbrio no comércio internacional do país, através do aumento das importações, e constituindo fundos financeiros para projetos no exterior.

Congratulamo-nos com a reiteração da vontade de assegurar a constante extensão dos direitos democráticos, reforçando o sistema de congressos populares, e ampliando os sistemas de cooperação multipartidária, consulta política, e auto-gestão nos níveis primários da sociedade.

Desejamos, por fim, que a República Popular da China continue trilhando o processo de construção de seu socialismo com características próprias.

Ricardo Berzoini - Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores

*Este texto será publicado num livro editado pelo Partido Comunista da China, comemorativo ao Dia Nacional da China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário