sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CIRO MUDA DOMICÍLIO PARA SÃO PAULO

Ciro Gomes diz que disputará a Presidência. Será?

Letícia Lins, jornal O Globo - Recife e Brasília

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) transfere hoje seu domicílio eleitoral para São Paulo e vai disputar a sucessão presidencial. A decisão foi selada ontém em almoço de Ciro com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas, e anunciado pelo governador, presidente nacional do partido. Campos negou que a iniciativa tenha por objetivo preparar o nome de Ciro para disputar o governo daquele estado.

Ciro afirmou:
- Queremos discutir a Presidência da República, desde que essa pretensão legítima do partido não ponha em risco o que está em jogo de fato: o país para o futuro e não a ameaça de voltar ao passado.

Ele confirmou que sentir um certo temor de decidir:
- Fiquei inseguro, tenho que confessar. Tudo que fui, que sou na vida devo ao povo cearense. Mas cumprí uma etapa. O Ceará está bem entregue - afirmou.

O estado é governado pelo seu irmão, Cid Gomes (PSB), candidato a reeleição.

Campos disse que o próprio Ciro deixou nas mãos do partido a decisão sobre o domicílio eleitoral. O vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, fez uma enquete. A consulta demorou 20 dias e indicou a transferência de domícilio.. O governador ressaltou que a campanha de Ciro não será de oposição ao governo.

Em Braília, antes de embarcar para Compenhague, na Dinamarca, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir a Campos que tentasse mais uma vez convencer Ciro a mudar o domicílio eleitoral para São Paulo. O próximo passa - Ciro desistir da candidatura presidencial e ser candidato ao governo paulista - o presidente Lula tratará pessoalmente com o deputado nos próximos meses.

Colaboraram: Maria Lima e Luiza Damé

Comentário do Blog

As passagens desta matéria de O Globo, grifadas em negrito pelo editor deste Blog, indicam que os petistas paulistas devem colocar "as suas barbas de molho" e trabalhar "dobrado", principalmente aqueles que estão convencidos que o partido no estado deve disputar a sucessão do governador José Serra com candidatura própria, já que São Paulo é o principal palco da disputa entre o PT e o tucanato.

Recentes delarações atribuídas a José Dirceu, "de que a candidatura Ciro a presidência pode dificultar a aliança PT-PSB nos estados do Ceará e Pernambuco", onde já governam juntos, cujos governadores que disputarão a reeleição são do PSB, e ao deputado federal Cândido Vacarezza, lider da bancada do PT, "de que o PT tem que dar um tempo para o PSB decidir o que vai fazer", logo ele que dizem ser um dos articuladores do apoio do PT a Ciro como candidato ao governo de São Paulo - se somando a suposta opinião do presidente Lula sobre o tema -, aliado ao fato dos nomes petistas cogitados para esta disputa, até o momento não revelarem potencial eleitoral e nem unificarem o partido; indicam que a opção Ciro para a sucessão paulista permanece na órdem do dia.

Uma candidatura de Ciro Gomes a presidência, vitaminada por pesquisas eleitorais recentes, a potencial candidatura da senadora Marina Silva, agora no PV, movimentações políticas incensadas pela grande mídia, independentemente da plataforma política que vão representar, têm o condão de criar dificuldades para a virtual candidatura presidencial petista da ministra Dilma Rousseff.

Agora que Lula volta de Compenhague com a "corda toda", com a escolha do Rio para sediar as Olimpiadas de 2016, e com o conflito de Honduras se encaminhando para reforçar a posição brasileira, ratificando no imaginário popular que "ele é o cara", quem sabe até onde o Ciro vai com a sua candidatura presidencial?

Nenhum comentário:

Postar um comentário