quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PSOL LANÇA PLÍNIO PARA A PRESIDÊNCIA

02/10/2009 - 07h00

Grupo de intelectuais critica PT, PSDB e Marina e lança Plínio Sampaio para Presidência

Haroldo Ceravolo Sereza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Um grupo de intelectuais lança, neste sábado, um manifesto criticando a polarização PT-PSDB, a senadora Marina Silva (PV) e apoiando o nome de Plínio de Arruda Sampaio para o cargo de presidente da República.

"A classe trabalhadora não pode ficar refém da falsa polarização entre a candidatura do governo Lula versus a do bloco PSDB/DEM, pois, com pequenas diferenças, seus programas têm por mote a salvação do capital diante da crise e ataques à classe trabalhadora", diz o texto "Construir um projeto socialista para o Brasil".

Além disto, o texto lembra a presença de Zequinha Sarney, deputado federal pelo Maranhão e filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB) na direção do PV.

Assinam o manifesto o geógrafo Aziz Ab'Sáber, o crítico literário Alfredo Bosi, o geógrafo Ariovaldo Umbelino, d. Tomás Balduíno, bispo emérito de Goiás Velho e fundador da CPT (Comissão Pastoral da Terra), e a socióloga Heloísa Fernandes, professora da USP e colaboradora da Escola Nacional Florestan Fernandes (ligada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra), entre outros nomes.

O lançamento da pré-candidatura de Plínio é decorrência, em boa medida, da tentativa frustrada do PSOL de fazer a ex-senadora e hoje vereadora por Maceió Heloísa Helena a disputar o cargo.

Comentário do Blog

Se confirmado o lançamento da candidatura de Plínio de Arruda Sampaio, o PSol desta vez se apresenta à priori com menos potencial eleitoral, todavia mais qualificado políticamente. Como partido que sabe não ter condições de participar para valer da disputa presidencial, o melhor é ter um candidato com maior capacidade de propagar o seu ideário político e programático.

Espera-se que a candidatura Plínio de Arruda Sampaio, a despeito das divergências existentes no interior do esquerda socialista brasileira, saiba identiticar quais são os seus principais adversários: políticos e de classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário