quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MINISTRO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA EM MG

Ministro do Bolsa Família oficializa pré-candidatura ao governo de Minas e pressiona por prévias

Rayder Bragon, Especial para o UOL

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, enviou carta ao diretório do PT de Minas Gerais em que formaliza sua pré-candidatura ao governo estadual.A forma de escolha do candidato petista que concorrerá à sucessão de Aécio Neves (PSDB) ainda não foi definida pela cúpula estadual da legenda.Patrus, cujo ministério comanda o Bolsa Família - vitrine do governo Lula - vai disputar a vaga de candidato com o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel.

Patrus Ananias mira governo de Minas Gerais para 2010

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, defende uma aliança do PT com o PMDB em torno da disputa pelo governo de Minas Gerais. Desde que ele encabece
a aliança, como candidato ao cargo de governador. "Não estou considerando a possibilidade de ser candidato a outra coisa que não seja governador", afirmou,

"Sei que prazos, procedimentos e o formato dessa escolha ainda serão construídos coletivamente sob orientação da direção do Partido. Entretanto, pela importância da organização e preparação da mobilização partidária, acredito que seja útil principiar a discussão com objetivo de contribuir no planejamento de formalização das etapas" traz o informe do ministro.

Por sua vez, Pimentel havia afirmado que não haveria tempo hábil de realizar as prévias e se colocou contra essa modalidade de escolha. Pimentel apoiou o deputado federal Reginaldo Lopes, reeleito para comandar o diretório mineiro do PT.

Lopes, em entrevista ao UOL Notícias, sinalizara que trabalharia pela não-realização das prévias, por ter o mesmo entendimento de Pimentel.

Em carta, enviada por fax nesta quarta-feira (16) ao diretório estadual do PT, o ministro ainda solicita que o órgão dê "amplo conhecimento à base partidária" da sua decisão. Segundo a assessoria de Patrus, o documento também foi enviado ao diretório nacional do partido.

O ministro sugere que a escolha do nome petista não seja "plebiscitária" e pede ainda a realização de debates para que haja "um processo amplo, amparado e preparado por uma série de discussões sobre o próprio partido, que deve manter o espírito democrático e participativo que sempre nos caracterizou", disse em carta. Ele também quer que a votação nas prévias seja feita com urnas eletrônicas.

Segundo o presidente estadual do PT, caso haja entendimento, elas poderão ser realizadas antes do quarto Congresso Nacional do PT, marcado para o primeiro trimestre de 2010. Mas ele adiantou que a tendência é que seja respeitado o calendário imposto pela Executiva Nacional, no qual a possibilidade de prévias estaduais no partido só sejam avaliadas após o encontro nacional.

Recursos arquivados

A COE (Comissão de Organização Eleitoral) do PT de Minas Gerais, por consenso, recomendou o arquivamento de todos os recursos impetrados contra o resultado do PED (primeiro e segundo turnos), do qual Reginaldo Lopes foi reeleito. No processo, houve troca de acusações de ambos os lados em relação a atas eleitorais que teriam sido fraudadas durante o pleito da legenda.

O segundo turno foi realizado no dia 6 deste mês e a contagem de votos chegou a ser paralisada por três dias, exigindo a intervenção da Executiva Nacional para prosseguimento da apuração. O resultado saiu na última sexta-feira (11).

Segundo a assessoria de comunicação do partido, a reunião da Executiva Estadual realizada nesta quarta-feira (16) referendou a decisão da comissão eleitoral.

O candidato derrotado, Gleber Naime, secretário nacional de Comunicação do PT, não havia reconhecido a vitória de Lopes. Ele não foi encontrado pelo UOL Notícias para avaliar o resultado dado pelo COE e se irá recorrer à Executiva Nacional do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário