quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

NO RIO, PETISTA MORTO TAMBÉM VOTA

16/12/2009 - 08h49
Petista morto votou 2 vezes na eleição do Diretório Estadual do Rio

da Folha de S.Paulo, no Rio

Filiado ao diretório zonal 11 do PT em Campo Grande (zona oeste do Rio), Omenir da Cruz Cortopassi morreu em 9 de abril de 2007, aos 62 anos. Embora morto, votou no primeiro e no segundo turno da eleição do Diretório Estadual em 30 de novembro e 6 de dezembro deste ano, a crer nas listas de votação em poder do partido.

Com base nesse caso e em outros ocorridos no Rio (sobretudo em Campo Grande e na Tijuca) e nos municípios de Italva, Iguaba Grande e Cabo Frio, a chapa derrotada pediu à Executiva Estadual a impugnação de pouco mais de 1.200 votos, sob suspeita de fraude.

O candidato Lourival Casula, que defende candidatura própria do partido em 2010, perdeu para o deputado federal Luiz Sérgio por 1.095 votos. Apoiado pelo presidente Lula, Luiz Sérgio que defende a reeleição de Sérgio Cabral Filho (PMDB).

A certidão de óbito do eletricitário Omenir da Cruz Cortopassi consta do pedido de impugnação apresentada por partidários de Casula.

Comentário do Blog

Notícias como esta, e indícios de fraudes das mais diferentes naturezas, materializadas na superlativa quantidade de recursos a serem analisados pela direção nacional do PT, desde esse tipo em epígrafe, até o fato de em estados como o Maranhão e Minas Gerais, existirem denúncias consistentes da ingerência dos respectivos governos, Roseana Sarney (PMDB) e Aécio Neves (PSDB), na disputa interna do partido neste PED, em favor de candidaturas e chapas mais identificadas com os seus projetos políticos e eleitorais, arranha a credibilidade do processo, do partido e joga na lata do lixo, o Código de Ética Partidário, proposto no últimos congresso e aprovado pelo diretório nacional do partido este ano.

Mais do que isso, exige do conjunto do PT e, principalmente, da maioria da direção que será instalada no próximo ano, a rediscussão do processo interno de eleições ora praticado e a realização de uma reforma política interna no partido.

O PED, se por um lado reproduz os vícios verificados nos processos eleitorais comandados pelo TSE, por outro lado é menos transparente, já que não há o menor controle e fiscalização sobre os investimentos financeiros e materiais que nele são realizados. Tampouco, são inibidas, pelo contrário, são estimuladas, as ingerências de personalidades e partidos políticos estranhos ao PT, mesmo que eventualmente "aliados".

Enfim, enquanto no filme do genial cineasta Wood Allen "cliente morta não paga", no PT "petista morto vota".

EM TEMPO: A Comissão Executiva Estadual do PT do Maranhão, em reunião realizada, pela manhã, acolheu o recurso de Augusto Lobato contra a eleição de Monteiro (do CNB, que teve apoio explícito do Governo de Roseana Sarney), por 8 votos a 7 e uma abstenção e com isso, ANULOU O 2º TURNO DO PED NO MARANHÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário