sábado, 30 de janeiro de 2010

DILMA REDUZ A DIFERENÇA PARA SERRA

Após aparecer com Lula na TV, Dilma sobe
e diferença para Serra cai para 14 pontos

Tucano lidera corrida com 37%, enquanto ministra tem 23% das intenções

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) subiu nas intenções de voto e ultrapassou a barreira dos 20 pontos percentuais pela primeira vez. Em pesquisa do Instituto Datafolha publicada no jornal Folha de S.Paulo deste domingo, a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 23% de intenções de voto. No cenário, em que José Serra é o candidato pelo PSDB, o governador de São Paulo tem 37%. Ciro Gomes tem 13% e Marina Silva, 8%.

Dessa maneira, a diferença entre Serra e Dilma, que em agosto variava entre 19 e 25 pontos, cai para 14 pontos. A queda demonstra que a estratégia petista de associar a imagem da ministra à de Lula começa a dar resultados. No último dia 10 foi ao ar programa de televisão do PT no qual a ministra concorda com tudo que o presidente diz.

Outro fato que pode ter beneficiado Dilma na pesquisa recente é a ausência de Heloísa Helena. A ex-senadora do PSOL anunciou que deve apoiar Marina e não se candidatar à Presidência. Com isso, parte do eleitorado dela pode ter migrado para Dilma.

A pesquisa foi feita entre os dias 14 e 18 deste mês e ouviu 11.429 pessoas em todo o país. O desempenho de Dilma é melhor no Nordeste, onde tem 31% das intenções e pior no Sudeste e no Sul, onde tem 19%. Nessas regiões, o domínio de Serra é maior, com 41% e 39%, respectivamente.

Num cenário com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, agora mais improvável, pois o mineiro anunciou que desistiu da candidatura, Dilma aparece em primeiro lugar, com 26%, seguida por Ciro, que tem 21%, e Aécio, que aparece com 16%.

Na intenção espontânea de voto, na qual não são os apresentados candidatos aos pesquisados, Lula continua imbatível. O presidente, que não será candidato nas próximas eleições, tem 20% da intenção espontânea contra 8% de Serra e Dilma.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa do instituto Vox Populi feita a pedido da revista IstoÉ mostra um cenário diferente. Nela, Dilma não melhora com a TV, ficando com 18% das intenções. Serra tem 39%. Ciro Gomes (PSB) aparece com 17%.

Comentári0 do Twiter do ex-prefeito de BH, Fernando Pimental

Band não deu serie da pesquisa mas acho q Dilma tinha 23 e agora tem 27%. Ou seja: Dilma sobe, Serra ou caiu ou empacou... 2010 é Dilma!!

http://twitter.com/pimentelminas

Comentário do Blog Notícias do PT

Outro fato a ser destacado é que na pesquisa espontânea Dilma e Serra estão empatodos, ambos com 8%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário