segunda-feira, 29 de março de 2010

LINDBERG SENADOR

O PT revela força e aposta no futuro*

Como era esperado e admitido pelos mais entusiastas apoiadores da candidatura de Benedita da Silva ao senado. o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, venceu o duelo das prévias do PT e será o candidato do partido a uma das duas vagas em disputa nas eleições de outubro de 2010.

A dúvida que pairava na semana que antecedeu as prévias, era de quanto seria a diferença de votos, já que era clara a vitória de Farias. Certamente, por isso, chegou a circular um boato que o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, viria ao Rio para convencer Benedidta da Silva a sair da disputa, cuja derrota se desenhava irreversível.

A estimativa era de uma vitória folgada, mas não da forma que acabou ocorrendo, 67,1%(18.546 votos) a 32, 9% (9.090 votos) num universo de supreendentes 27. 636 votantes, quando se imagina a participação de no máximo vinte mil votantes.

Os 41% de votos (cerca de 14.000) que a candidatura do deputado federal Luiz Sérgio a presidente do partido obteve no primeiro turno no processo de eleições diretas do PT (PED), realizado no final do ano passado, onde votarem cerca de 36 mil petistas, que se avaliava ser o patamar inicial de votos de Benedita da Silva nas prévias, já que eram os mesmos setores partidários que apoiavam aquela e esta candidatura, sofreram uma drástica redução. O que pode ser interpretado em parte como migração ou como abstenção de votantes em favor de Lindberg Farias.

Avaliações a parte, o resultado revela a vontade política da militância petista fluminense em favor da unidade partidária, isto é, o cuidado de não excluir setores influentes do partido do processo eleitoral de 2010, após a derrota da tese da candidatura própria do partido ao governo do estado, encarnada por Lindberg Farias e, consequentemente, o apoio do PT à reeleição do governador Sérgio Cabral (PMDB).

A despeito do que registram as pesquisas, principalmente a mais recente realizada pelo Instituto Vox Populi e divulgada com exclusividade por um influente jornal carioca às vésperas da realização das prévias, que posicionam Lindberg Farias como terceiro colocado na disputa, com 16% das intenções de votos, bem atrás do senador Crivela (PRB), 37%, e do ex-prefeito César Maia (DEM), 31%, é majoritário o sentimento entre apoiadores e adversários internos de Lindberg, que ele reúne credenciais pessoais, políticas e eleitorais para reconquistar para o PT uma cadeira no senado federal.

Uma cadeira para a qual Benedita da Silva foi eleita em 1994 e renunciou quatro anos depois para assumir a vice-governança do estado, após a eleição de Anthony Garotinho ao governo em 1998, a época filiado ao PDT. A outra cadeira do senado conquistada pelo partido foi em 1999, quando o senador Saturnino Braga, eleito pelo PSB na chapa com Garotinho, se transferiu para o PT.

Mais do que isso, o resultado das prévias do PT se afigura uma aposta no futuro, na renovação e no protagonismo do partido na cena política do Estado do Rio de Janeiro, e a retomada da ousadia política, uma das marcas constituintes do PT, que se perdera ao longo de consecutivas derrotas em disputas majoritárias em terras fluminenses.

Lindberg encarna essa ousadia, que para aqueles tragados pela mesmice política beira a irresponsabilidade, a mesma que conduziu o PT a lançar Lula candidato à Presidência da República, em 1989, e elegê-lo presidente, em 2002, e que já vislumbra a sucessão de Cabral em 2014, desde é claro que ele, o partido e seus aliados façam direitinho o dever de casa em 2010.

Enfim, o partido ganha uma perspectiva de futuro. Vale destacar que a participação de Benedita da Silva nas prévias, sua perseverança em permanecer candidata, mesmo em condições adversas e num contexo político desfavorável, numa disputa que salvo as inevitáveis refregas foi conduzida num ambiente partidário civilizado, deve ser aplaudida e só valoriza uma das marcas que torna o PT único na cena política brasileira, que é a sua democracia interna.

*Artigo publicado no jornal Página 13 que começa a circular hoje em PDF

2 comentários:

  1. Amigo Flávio, votei na companheira Benedita nas prévias, mas sabia que seria muito difícil outro resultado se não a vitória do Lindberg. Só fico preocupado qual será o futuro do PT na terceira maior cidade (minha cidade natal) do Estado do Rio - Nova Iguaçu, com a renuncia do nosso prefeito 3 anos antes de terminar um mandato. Acho que a população não vai aceitar muito bem e que isto será usado pelos nossos adversários.
    Mas é verdade que Lindberg tem todas qualidades para recuperar para o PT a nossa vaga no Senado Federal, mas é preciso ter compromisso com a construção partidária, fazer do PT um partido forte no Rio.
    Agora é respeitar a decisão das prévias. Eu como sou um militante partidário. Meu candidato para o Senado Federal é LINDBERG FARIAS

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário caro Vinicius, concordo plenamente com você sobre a compromisso com a construção partidária que deve ser cobrado do Lindberg Farias, candidato em quem votei nas prévias.

    ResponderExcluir