terça-feira, 4 de maio de 2010

REPERCUSSÃO NA MÍDIA DA VITÓRIA DE PIMENTEL NA PRÉVIA MINEIRA

PT federal aprovará em diretório ‘apoio’ a Hélio Costa

Nesta terça, Pimentel encontra rival do PMDB em Brasília

Elza Fiuza/ABr

A direção nacional do PT informou à cúpula do PMDB que fará, ainda em maio, uma reunião do seu diretório.

No encontro, será aprovado o apoio do PT de Minas Gerais à candidatura do senador pemedebê Hélio Costa ao governo do Estado.

A decisão converte as prévias que o petismo mineiro realizou no domingo (2) numa eleição de mentirinha.

Fernando Pimentel, o ex-prefeito petê de Belo Horizonte, prevaleceu na disputa interna sobre Patrus Ananias, o ex-ministro do Bolsa Família. Porém...

Porém, o destino de Pimentel já foi traçado pelo PT federal. Será empurrado para uma candidatura ao Senado, na chapa encabeçada por Hélio Costa.

Nesta terça (4), Pimentel e Hélio devem se encontrar em Brasília. Agendaram a reunião depois da apuração dos votos das prévias do PT-MG.

Decidido a acomodar o PT mineiro no colo de Hélio Costa, Lula espera que Pimentel se acerte com o rival espontaneamente.

Em privado, Hélio Costa disse a Lula que, unidos, PMDB e PT teriam condições de proporcionar a Dilma Rousseff uma vitória em Minas.

Otimista, o candidato do PMDB estimou uma dianteira de 2 milhões de votos sobre o rival tucano José Serra.

A julgar pelo que diz entre quatro paredes, o presidente se convenceu de que o palanque único mineiro convém à sua pupila.

Embora o PT federal avalie que Pimentel ficaria bem acomodado no figurino de candidato ao Senado, o PMDB pensa de outro modo.

O grupo de Hélio Costa deseja atrair para a chapa, além de Pimentel, o derrotado Patrus Ananias.

Para o PMDB, a chapa ideal teria Hélio Costa como candidato ao governo, Pimentel como vice e Patrus na corrida ao Senado.

Argumenta-se que Hélio, líder nas pesquisas, é mais forte no interior de Minas. Seu ponto fraco é a capital, Belo Horizonte.

Justamente a cidade em que o prestígio de Pimentel é maior. Daí a conveniência de convertê-lo em vice. Um papel que Pimentel não parece disposto a assumir.

O PT federal cogita marcar a reunião de seu diretório para 14 de maio, véspera do Congresso em que o PMDB aclamará Michel Temer como vice de Dilma Rousseff.

Comentário do Blog

Dirigente do PT desmente o "teatro" midiático pró candidatura de Hélio Costa em Minas

Segundo um dirigente nacional do PT ouvido por este blog, não há nenhuma reunião do DN agendada para maio. Logo, o que está ocorrendo é "apenas" um desdobramento da vitória de Pimentel. Estão criando o pretexto para uma "saída honrosa" dele.

Segundo ele, o roteiro é o seguinte: Ganha a prévia mas, sob "pressão da nacional" e em nome "da campanha Dilma", abre mão do mandato que recebeu da base do Partido.

Na opinião deste dirigente, o PT de Minas Gerais deve exigir que Pimentel não abra mão de ser candidato a governador. E que não aceite este "teatro midiático" (do qual, é claro, ele é co-autor).

Se realmente houver maioria no DN, então o DN que aprove uma intervenção política e obrigue o Pimentel a retirar. Não pela imprensa e nada de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário