quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ELEIÇÕES 2010 E GUERRAS NA JUSTIÇA

25/08/2010 - 19h59

Justiça Eleitoral derruba decisão que tirou Lula do programa de Hélio Costa

Paulo Peixoto

DE BELO HORIZONTE

Poucas horas após a divulgação pela Justiça Eleitoral mineira sobre a proibição da exibição de um depoimento do presidente Lula em favor do candidato do PMDB ao governo de Minas, Hélio Costa, o juiz Ricardo Machado Rabelo concedeu liminar em mandado de segurança, nesta quarta-feira, suspendendo decisão do colega Octavio Augusto De Nigris Boccalini.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Boccalini, acatando parcialmente representação da coligação do PSDB, que tem o governador Antonio Anastasia candidato à reeleição, considerou que Lula, ao pedir votos para Costa, também pediu votos para o candidato ao Senado Fernando Pimentel (PT), ao elogiá-lo no programa eleitoral do candidato ao governo da coligação PMDB/PT. Ele não considerou a citação à candidata presidencial Dilma Rousseff.

Rabelo, por sua vez, entendeu que houve referência a outros candidatos, mas que isso não configurou propaganda "propriamente dita" para Pimentel e Dilma. Disse ainda que Lula não é candidato, mas "figura de expressão política nacional que empresta prestígio às candidaturas" de Costa e o petista Patrus Ananias, candidato a vice-governador.

O magistrado alegou que, ao citar Pimentel e Dilma, o presidente "objetiva demonstrar o contexto político em que estão inseridas as candidaturas de Costa e Patrus".

A decisão não é final. O mérito da representação ainda será analisado pelo pleno do TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário