sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DILMA CHORA EM REUNIÃO DA DIREÇÃO DO PT

Dilma chora ao agradecer solidariedade da militância petista

Presidente eleita fez discurso voltado para o PT na abertura da reunião do Diretório Nacional do partido
19 de novembro de 2010 12h 10

Leia a notícia

Jair Stangler/SÃO PAULO - Estadão.com.br

A presidente eleita, Dilma Rousseff, emocionou-se e teve de segurar o choro ao agradecer à militância petista pela solidariedade durante a campanha. Ela fez discurso na abertura de encontro do Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira, 19, em Brasília.

Dilma, entre os 'porquinhos' Dutra e Cardozo, se emocionou em discurso no Diretório Nacional do PT

Dilma chegou às lágrimas quando dizia que, em todos os locais por onde viajou pelo Brasil durante a campanha, ao descer do avião encontrava uma bandeira, uma camiseta do PT e a solidariedade que a acompanhava de forma determinada. Ela disse que em situações de pressão, isso significa um "verdadeiro" abraço de mãe. Nessa hora, bastante emocionada, enxugou lágrimas e foi muito aplaudida.

"Não é que seja sempre uma multidão, muitas vezes é, mas solidariedade. Eles estarão contigo em todos os lugares. É para esse partido que eu agradeço a solidariedade. É desse partido que eu dependo para fazer meu governo", completou.

Dilma disse ainda que o PT está mais experiente tanto na ação de governo e na ação política. Brincou com o apelido de 'três porquinhos' dado ao trio formado pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, pelo secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, e o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, que coordenaram sua campanha e também coordenam a equipe de transição. "Eu gostaria de dizer que não fui eu que dei este apelido. O apelido era uma crítica. Eu adotei o apelido e acho que 'os três porquinhos' foram muito bem sucedidos na coordenação", disse.

A presidente eleita também elevou o PT à condição de maior partido de massa do mundo e o responsável pelo projeto de transformação do Brasil em referência histórica de um País que atingirá a justiça social e entregará à população as riquezas que serão produzidas nesses próximos anos de governo.

Entendimento. No momento em que os partidos aliados disputam os ministérios, Dilma também pediu compreensão aos petistas e enfatizou a capacidade do PT de entender que, mesmo com posicionamentos políticos diferenciados, é importante a relação com os demais partidos que integram "a coligação que vai governar o País".

"Nós somos pessoas muito mais experientes na complexa relação entre partido, governo e movimento social", disse. "O fato de termos responsabilidades diferentes e características diferentes não significa que nós não tenhamos o mesmo grande projeto de transformação do País", sentenciou.

(Com informações de Rosana de Cássia e Denise Madueño) - atualização às 15h16

Resolução do PT aponta prioridades do governo Dilma
Plantão Publicada em 19/11/2010 às 18h53m
Maria Lima
BRASÍLIA - Os 81 membros do Diretório Nacional do PT aprovaram nesta sexta-feira uma resolução que trata das prioridades do partido para o governo de Dilma Rousseff. Ao fazer o balanço das eleições, o documento diz que, apesar da vitória, o partido "não deve se deixar dominar por um otimismo irresponsável". Entre os grandes desafios do governo Dilma, a resolução do PT cita a eliminação da pobreza absoluta no país.

No plano externo, o PT e o governo devem dedicar atenção especial à evolução da situação internacional, como por exemplo, no setor econômico, a guerra cambial. E no plano interno, o documento defende a urgência da reforma política institucional e da democratização da comunicação. O PT volta a defender intervenção para a democratização da comunicação.

"Respeitando a liberdade de imprensa e expressão o PT tende realizar um debate qualificado a cerca do conservadorismo que se incrustou em setores da sociedade e dos meios de comunicação. Medidas essenciais para superar o descrédito de amplos setores de nossa sociedade para com partidos e instituições", diz o texto.

No encontro, foi aprovado também a criação de uma comissão formada por sete membros do Diretório Nacional para ouvir todas as instancias partidárias do PT - diretórios regionais e bancadas - para listar a demanda por cargos em ministérios e estatais que serão posteriormente em caminhados a presidente Dilma e ministros.

- Alguns entenderam que o PT deve ocupara outras pastas que não ocupam hoje. Quais pastas os jornais já publicaram ( Comunicação e Cidades ) - disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra.


Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/11/19/resolucao-do-pt-aponta-prioridades-do-governo-dilma-923058676.asp

Um comentário: