segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O BLOG DO NASSIF, AS PREVISÕES DO IBOPE

Do blog do Nassif. O Montenegro previu a derrota do Lula na eleição de 2006, em agosto de 2005, dez meses antes da eleição, igualzinho fez com a Dilma nas páginas amarelas da Veja...

Como o IBOPE previu a derrota de Lula

Nos anos 70 ou 80, em Minas Gerais, tinha um juiz tão escandalosamente atleticano que, um dia, deu lateral, o jogador do Cruzeiro foi pegar a bola e ele alertou: “Não senhor, é bola nossa”. Foi imortalizado pelo apelido.

O Carlos Augusto Montenegro é “bola nossa”. A segurança com que antecipou em dois anos os resultados das eleições do próximo ano, suas ligações com José Serra, sua entrevista à Veja tornaram suspeitas as conclusões dele e do IBOPE. É possível que as conclusões estejam corretas. Mas só serão críveis se forem corroboradas por outro instituto de pesquisa com melhor credibilidade (existem?).

Os institutos de pesquisa no Brasil, hoje em dia, cumprem o mesmo papel das agências de risco na atual crise global: não analisam a realidade; limitam-se a corroborar a vontade do freguês.

Gersier
Nassif,não vou comentar sobre o Geraldo Azevedo,cujas cançoes fazem parte da minha discoteca,vou comentar sobre as divgações do IBOPE sobre as chances da Dilma postando uma reportagem do PIG,nas eleições de 2006.

“Merval Pereira,
O Globo , 19/08/2005

Para os estudiosos de pesquisas de opinião pública, só havia uma possibilidade de o presidente Lula perder a reeleição em 2006: se passasse a imagem de que teria mudado de lado, identificado com a elite econômica, ou se se envolvesse diretamente em escândalos de corrupção.

Talvez por isso, nos primeiros momentos da crise política em que o país se debate há três meses, o Palácio do Planalto tenha tirado do bolso do colete a tese insustentável da conspiração das elites, para Lula afastar-se das acusações de que seu governo favorece os banqueiros com a política de juros altíssimos. Talvez por isso, também, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso venha insistindo na tese de que “Lula virou a casaca”.

As pesquisas de opinião já estão mostrando que as duas “pragas”, afinal, pegaram em Lula, que até aqui parecia estar “blindado” das acusações de corrupção que atingem todo o seu entorno político, já tiraram de seu governo mais de 50 altos dirigentes, entre ministros e diretores de estatais, e transformaram o PT, seu maior sustentáculo político, em um partido identificado com a corrupção que tanto combatia.

Uma pesquisa feita por telefone pelo Ibope, de segunda a quarta-feira, em nível nacional, mostra que Lula já perde num hipotético segundo turno para os três mais fortes candidatos tucanos — o prefeito José Serra, o governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso — e já está ameaçado até mesmo pelo ex-governador Garotinho, que reduziu dramaticamente a diferença para Lula num segundo turno.

A amostra por telefone é um pouco mais rica, na definição de Carlos Augusto Montenegro, diretor do Ibope. Ele diz que, às vezes, o telefone antecipa o que vai acontecer mais adiante. Para confirmar essa tendência, ele já está fazendo uma pesquisa de campo face a face, que termina hoje, e já começará uma outra, que termina na próxima segunda-feira. Montenegro não revela, mas em Brasília tem-se como certo que as pesquisas foram encomendadas por partidos políticos, entre eles o PMDB.

No primeiro turno, Lula ainda ganha de seus adversários, mas a diferença se aproxima da margem de erro, a não ser com Garotinho, onde a distância ainda é grande, mas mesmo assim Lula não vence no primeiro turno. O fato é que as pesquisas mostram que Lula está voltando ao patamar histórico de 28%, 30%, que foi sempre o seu nível nas campanhas em que foi derrotado.

No segundo turno, Lula perde com diferença bastante acentuada para Serra, e perde também, embora mais apertado, para Fernando Henrique e Alckmin. Essa seria uma péssima notícia para o prefeito paulistano José Serra, que tinha como trunfo o fato de ser o único tucano que venceria Lula no segundo turno. Mas ele tem ainda um argumento: a ameaça representada por uma eventual candidatura do ex-governador do Rio Anthony Garotinho.

A derrocada da popularidade do presidente Lula é tão grande que o índice de “ótimo e bom” da pesquisa face a face já está menor do que o “ruim e péssimo”. E o índice de pessoas que desaprova o governo Lula já está maior do que o que aprova. Esse declínio é tão acentuado, e a possibilidade de mais fatos acontecerem até o fim das CPIs previsto para novembro tão verdadeira, que o Ibope já está trabalhando com a alternativa de Lula não se candidatar, ou não chegar ao segundo turno se insistir na reeleição.

Nesse caso, as simulações preliminares indicam que Garotinho iria para um segundo turno contra os candidatos tucanos, e venceria uma disputa com Geraldo Alckmin, do PSDB. Mas perderia para José Serra. As análises dos assessores de Garotinho com o cruzamento de dados de pesquisas anteriores indicavam que ele vence Alckmin com certa facilidade em todas as regiões do país, especialmente no Norte e Nordeste, mas perderia no cômputo final para o governador paulista devido à força eleitoral no Estado de São Paulo. Essa nova pesquisa Ibope feita por telefone, que indica uma tendência de vitória de Garotinho sobre Alckmin num hipotético segundo turno da eleição de 2006, ainda precisa ser confirmada pela pesquisa face a face que será divulgada no início da próxima semana.

A derrocada de Lula parece ser tão irreversível que não é exagero imaginar que dentro de um mês já não será nenhum grande trunfo vencê-lo, mesmo no primeiro turno. O que valerá, então, será a capacidade de cada candidato diante das outras alternativas, o que colocará no tabuleiro novas candidaturas, inclusive no PMDB.”

Ou seja,o IBOPE…bem o IBOPE é o IBOPE.

E o PIG é o PIG ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário